domingo, 13 de janeiro de 2008

Como reduzir as imagens para enviar por e-mail

Veja como reduzir o tamanho de imagens para enviá-las por e-mail sem entupir as caixas postais
Ao enviar imagens embutidas no e-mail, você talvez crie mensagens enormes, difíceis de transmitir e que podem ser barradas no servidor de destino ou entupir a caixa postal dos destinatários. Veja, a seguir, algumas dicas sobre o envio de imagens em diversos programas de e-mail. O mais esperto, para essa missão, é o Mozilla Thunderbird.

Ao escrever uma mensagem num cliente de e-mail, você tem pelo menos três formas de incluir imagens no documento: inserir, colar e anexar. No Outlook, a primeira é acionar Inserir/Imagem/Do Arquivo (na versão 2003) ou Inserir/Figura (nas versões do Outlook até a 2002). Então, indique o arquivo e conclua a operação. Vale lembrar que o comando Inserir Imagem não aparece no Outlook se o programa estiver configurado para enviar mensagens em formato texto. Outro modo de incluir a figura é copiá-la para a memória e colá-la no e-mail. A terceira opção consiste em arrastar o arquivo para a janela da mensagem.

A primeira diferença entre os três procedimentos está na visualização da imagem. Nos dois primeiros, ela fica visível. No último, aparece o nome do arquivo na caixa Anexar. Outra diferença — e esta é a mais importante — está ligada ao formato do arquivo da figura. Uma imagem BMP de 800 por 600 pixels ocupa em disco 1 407 KB. Salva com o Paint no formato JPG, ela se reduz a 75 KB. Se você usar o comando Inserir ou arrastar o arquivo para a mensagem, ele seguirá com o tamanho original. No exemplo, o BMP vai com 1 407 KB e o JPG com 75 KB. Mas, se você copiar a imagem e colá-la no e-mail, ela sempre terá o tamanho de um BMP. A figura de 75 KB, colada, vai como um bitmap de 1 407 KB. Portanto, evite a colagem no Outlook.

O Outlook Express 6.0 não aceita a colagem. Nele, só é possível incluir imagem com o comando Inserir ou via arrastar e soltar. Então, no Express, as imagens mantêm o tamanho original. O Eudora tem as três formas de envio. Mas ele é mais eficiente na colagem, porque compacta automaticamente a figura. O Mozilla Thunderbird é o mais esperto de todos: quando você cola uma imagem, ele a comprime ao máximo. Embora compactada, a imagem enviada pelo Eudora é o triplo da que vai pelo Thunderbird: 335 KB contra 101 KB. Agora, se você insere um BMP em qualquer programa, aí nem o Thunderbird salva: o tamanho continua gigante.

No caso de webmails, a maioria deles (exemplo: Yahoo!, Hotmail, Gmail, iG, BOL) não aceita a colagem de figuras. Assim, as imagens vão como anexos no tamanho original. Alguns webmails permitem o envio por meio de clientes SMTP. Mas, nesse caso, o programa de e-mail é que cuida da imagem. Então, vale o que já foi dito para Outlook, Outlook Express, Thunderbird e Eudora.

Uma solução para quem tem um servidor web é enviar o e-mail no formato HTML, deixando as imagens no servidor. As figuras serão baixadas durante a abertura da mensagem. Há apenas um inconveniente: se o destinatário estiver offline, não verá as imagens.

Nenhum comentário: